Adeptos do autoritarismo...

Adeptos do autoritarismo...

                                                                                                           Elias Mattar Assad

“Para criar um governo não é necessário grande prudência. Estabeleça-se a sede do poder, ensine-se a obedecer e a tarefa estará concluida. Outorgar liberdade é ainda mais fácil, não exige guias, basta deixar as rédeas soltas. Para formar, contudo, um governo com liberdade, isto é, fundir estes dois elementos opostos – liberdade e restrição – em um conjunto consistente, exige meditação, profunda reflexão e uma mentalidade sagaz, poderosa e acomodatícia.” (Edmund Burke)

A respeito do nosso escrito “vidas dilaceradas”, focando o drama vivido pelo advogado criminalista Diego Luiz Berbare Bandeira (SP), recebemos do Colega Joanilson Barbosa dos Santos: “... Parabéns pelo ato. Gostaria de lembrar que nossa democracia está correndo risco.
Lembremo-nos que no passado usaram as Forças Armadas.
Hoje, usam a polícia e a mídia. Não podemos nos esquecer que no Poder Judiciário e no Ministério Público também há déspotas. Quanto à polícia, não precisamos nem tecer comentários, avessos ao real cumprimento da lei e  adeptos do autoritarismo. Tempos atrás mandei mensagem ao Presidente da OAB/SP, ao Presidente da AASP, ao Presidente do STF, sob o risco que corriamos com as invasões nos escritórios de advocacia. Alertava sobre a possibilidade de termos a OAB invadida e até o Poder Judiciário.
Não muito distante disso, tivemos a invasão da OAB/GO, sob o pretexto de que havia fraude no exame de Ordem; a invasão do TRF 3ª Região para fazer busca e apreensão em equipamentos e documentos de um Desembargador. Agora, por último, tivemos o grampo do Presidente do STF, Senado, etc. Naquela ocasião, eu dizia aos referidos Presidentes que após a proclamação da república, o período que estamos passando, ou seja, de 05/10/88, estava sendo o período mais longo da democracia brasileira. Lembrava que, as chamadas "forças populares" lideradas por um integrante da diretoria nacional do PT, haviam tentado invadir o Congresso e só não conseguiram porque os guardas da Casa não permitiram e tornou-se uma “quebradeira”. Tenho certeza, que se tivessem conseguido entrar e colocado nossos congressistas para correr, a imprensa iria dar o maior apoio. Esquecem-se que, com todo defeito que possa ter, é o Congresso que dá sustentação à democracia. Lembremo-nos ainda, que durante toda a lama de corrupção que passou pelo planalto, blindaram o presidente. Só ele não sabia de nada. Emporcalharam o Congresso. Agora, tentam manchar o Judiciário. Segundo as pesquisas, o grande presidente está com quase 80% de aprovação. Os canais de televisão estão compromissados com o Poder Executivo, tanto que 70% a 80% da publicidade é do Governo Federal e de sua autarquias, estatais, sociedades de economia mista. Por que essas entidades precisam gastar tanto em propaganda" Creio que é só para garantir os canais de televisão no ar. Estou de acordo com seu posicionamento e devemos conclamar o Conselho Federal, as Seções,  Subseções e todos as Advogadas e Advogados para se posicionarem contrariamente as arbitrariedades que estão sendo cometidas pelo Estado Brasileiro em face de seus cidadãos e o risco que corre nossa democracia...”
Ao agradecer o Colega Joanilson, recordo que no início deste ano  disseram-me “a Constituição Federal estará fazendo vinte anos...” Arrematei indagando: Será que precisaremos de outros vinte para implementá-la" 

(escrita em 2008)

Localização

Rua Campos Sales, 771 - Juvevê - 80.030-230 - Curitiba | PR.

veja no mapa

Atendimento

De Segunda à Sexta das
8h30 - 18h00

Plantão 24h (todos os dias)

Contato

Fones: 41. 3014-3112 / 9972-8373 Plantão 24h

As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados. Powered By Totalize Internet Studio.